MIS promove inclusão multissensorial

O Museu da Imagem e Som de Campinas (MIS), em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou, em fevereiro de 2014, o projeto “Um museu feito para nós, por nós”. O objetivo foi proporcionar o acesso pleno das pessoas com deficiência à cultura por meio da capacitação dos profissionais do museu e de inscrições em Braille, em um projeto desenvolvido de acordo com as necessidades identificadas pelos próprios deficientes audiovisuais, como a instalação de pisos táteis e desenvolvimento de kits multissensoriais.

A seguir, o MIS de Campinas promoveu, de 27 de maio a 28 de junho, a exposição "Um museu feito para nós, por nós". A mostra reuniu cerca de 50 obras, entre elas fotogramas, vídeos, painéis, móbiles e instalações, nas quais pessoas com deficiência visual e auditiva foram curadoras por meio da experimentação de diversas linguagens artísticas. A exposição foi resultado do projeto "Um museu feito para nós, por nós". 

As atividades, que incluíram as oficinas, a exposição e as adequações do espaço, fizeram parte do projeto proposto pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas, com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, no qual o MIS foi beneficiário, com R$ 100 mil repassados para investimentos na formação dos profissionais do MIS.

Data de realização: 
27/05/2014
Arquivo PMC

Outras ações relacionadas