Município VerdeAzul garante verba para triturador de galhos

Campinas registrou um avanço nas políticas ambientais no ano de 2013 e conquistou pela primeira vez a certificação Município VerdeAzul, concedido pela 6ª edição do Programa, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A conguista garantiu ao município uma verba de R$ 200 mil para a compra de um triturador de galhos. Os recursos foram repassados em solenidade no dia 22 de maio de 2014 no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Com a nota 89,5, o município ficou em 16º lugar no ranking e evoluiu da 220º posição em 2012, quando obteve 61,17 pontos. O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, veio a Campinas no mês de abril de 2014 para parabenizar a Administração Municipal: “Entre os 645 municípios que participam do programa, Campinas foi o que mais subiu e ainda em um ano em que as notas foram mais rígidas”, afirmou.

Certificado Município VerdeAzul
 O governo de São Paulo lançou em 2007 o Programa Município VerdeAzul, um programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo do Estado, às prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções no qual estão propostas 10 Diretivas que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, em que os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

22/05/2014
Antonio Oliveira