Detran de Campinas adota estilo Poupatempo

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário Estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, anunciaram em abril de 2014, o local da nova sede do Detran.SP Campinas - que, a partir do segundo semestre, funcionará no Campinas Shopping –, além da ampliação e mudanças no padrão de atendimento, oferecido nos mesmos moldes do Poupatempo.

O novo posto terá infraestrutura moderna, atendimento por meio de senha e prova teórica no computador. Além disso, o cidadão também contará com computadores para acesso aos serviços online e pagamento de taxas por cartão de débito.

Com as mudanças, a expectativa é que o número de atendimentos passe de 1.450/dia para 2.020/dia. Serão quase 50 mil atendimentos por mês.

“Esse ato é muito importante para a cidade, já que Campinas tem um número expressivo de pessoas que recorrem aos serviços da Ciretran. Não é só uma mudança de endereço, mas de padrão de atendimento, que permitirá, inclusive, atender mais cidadãos”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Jonas citou, ainda, outras ações que vêm sendo desenvolvidas com o governo do Estado para oferecer serviços de qualidade para a população. “Nós implementamos, em parceria com a Secretaria Estadual de Gestão Pública, duas unidades do Procon no Poupatempo, uma no Campinas Shopping e outra na unidade do Centro”, completou.

Para Davi Zaia, este é mais um passo para a concretização de um trabalho que já vem sendo feito no sentido de ampliar e melhorar os serviços prestados para os cidadãos. “O Detran tem passado por um processo de modernização. Estamos aumentando a capacidade de atendimento, fazendo o atendimento com mais rapidez, com hora marcada, com agendamento, implantamos uma nova organização na forma de fazer os exames teóricos. É uma série de modernizações que conta com parcerias da Prefeitura e do Shopping”, afirmou.

O novo posto de atendimento funcionará no mesmo horário do Poupatempo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados, das 8h às 14h.

Detran.SP
Atualmente, o Detran.SP tem 54 postos neste formato em todo o estado, todos com mais de 90% de aprovação pelos usuários. Nos postos, a prova teórica necessária para a primeira habilitação é feita no formato eletrônico e o resultado sai na hora.

No portal do Detran.SP, o candidato pode estudar pelo simulado de prova teórica. O simulado também está disponível em aplicativo para smartphones e tablets com sistemas operacionais IOS e Android.

01/04/2014
Carlos Bassan