Campinas atualiza base cartográfica

A Prefeitura de Campinas firmou, em abril de 2014, contrato que vai possibilitar a atualização da base cartográfica do município. O Consórcio Aerocamp, vencedor da licitação pública, tem prazo de um ano para conclusão do trabalho. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 6,9 milhões. 

De acordo com o prefeito Jonas Donizette, a atualização da base cartográfica do município é imprescindível, pois o último aerolevantamento, com restituição, foi realizado há mais de 30 anos. “Nessa época, Campinas tinha cerca de 270 quilômetros quadrados de área urbanizada. Atualmente, possui em torno de 400 quilômetros quadrados de área urbana”, lembrou.

A atualização dos mapas irá permitir o conhecimento do território para a gestão planejada da cidade, tanto da área urbana como rural. Trata-se da representação das configurações do território, construções, sistema viário, vegetação, rios, lagos com o posicionamento exato e a sua elevação, ou seja, vai apontar a realidade estrutural detalhada do município, a situação atual dos imóveis residenciais, comerciais, industriais e públicos existentes e também apontar a tendência de crescimento.
 
“Com a fotografia atualizada da cidade, feita por uma empresa especializada, para uso específico do poder público municipal, teremos um retrato fidedigno de como é Campinas hoje, em 2014. Esse trabalho vai nos permitir planejar a cidade que queremos para o futuro”, salientou Jonas Donizette.
 
Com os produtos resultantes desse trabalho, a Prefeitura terá informações precisas para o planejamento territorial ordenado e também para a tomada de decisões de forma mais ágil e ordenada.
 
Para o secretário de Planejamento, Fernando Pupo, a assinatura do contrato tem um significado histórico, pois há mais de 20 anos essas questões são discutidas na Prefeitura. “Por muitas vezes esse debate foi esquecido e a gestão do prefeito Jonas Donizette percebeu a importância e as consequências extremamente benéficas que essa ferramenta nos trará e referendou a elaboração do processo que resultou na assinatura desse contrato”, falou.
 
Pupo explicou ainda que com o levantamento aerofotogramétrico com restituições, a Prefeitura terá um produto com coordenadas de cada ponto do território municipal, tanto planas como de altimetria, para as áreas verdes, para as secretarias de Finanças, de Saúde e Educação. “Além disso, teremos um levantamento cadastral não só das ruas, logradouros, imóveis, indústrias, residências, comércios, mas também das áreas vazias da cidade, o que vai permitir a definição de políticas públicas para o município”.
 
Dentre muitos outros serviços e aplicações, a execução do levantamento aerofotogramétrico com restituição vai permitir a atualização do cadastro técnico da Secretaria de Planejamento, com informações detalhadas da geometria do sistema viário, dos lotes, das quadras, das edificações e dos quarteirões. Isso vai permitir o planejamento territorial, urbano e rural, a partir de informações atualizadas, e subsidiar detalhes para compor diretrizes, como o plano diretor, por exemplo.
 
Além disso, vai possibilitar agilizar os processos que dependem de vistoria, fiscalização e levantamento em campo, elaboração de diretrizes ambientais a partir de maciços arbóreos e da hidrografia; elaboração de diretrizes viárias de forma adequada, levando em consideração detalhes como taludes, posição dos rios, lagos e planícies de inundação.
 
O conhecimento preciso da altimetria, que é fundamental nos projetos de redes de água, esgoto, e drenagem em geral, que são necessários na aprovação de novos empreendimentos habitacionais, comerciais, industriais e no planejamento de novas redes e manutenção, além de possibilitar estudo dirigido com as secretarias da Saúde e do Verde com a finalidade de compor banco de dados espaciais, indicando locais propícios a terem inundações, focos de doenças, entre outros.

Data de realização: 
01/04/2014
Fernanda Sunega

Outras ações relacionadas