Prefeitura promove empregabilidade de pessoas com deficiência

A Secretaria de Trabalho e Renda promoveu, no dia 29 de maio de 2014, no CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), o Dia D.

O evento, inédito em Campinas, foi promovido também pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com as secretarias municipais de Trabalho e Renda e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e reuniu 58 empresas. Foram disponibilizadas mais de 400 vagas específicas para pessoas com deficiência.

“O objetivo do Dia D foi fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, aproximar trabalhadores e empresas e ampliar o número no mercado de trabalho. Já oferecemos esse serviço no CPAT diariamente, mas apesar de toda a sensibilização que fazemos junto às empresas, ainda existe certa resistência dos empregadores”, explicou o secretário de Trabalho e  Renda, Jairson Canário.

A Lei de Cotas obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiários reabilitados no seu quadro de efetivos. Para cumprir a legislação, o Ministério do Trabalho atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas suas responsabilidades legal e social. O objetivo é proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.

Dia das oportunidades
Durante o Dia D, 320 pessoas com deficiência foram atendidas pelo CPAT. Do total, 39 já deixaram o CPAT contratadas. Entre as pessoas atendidas no Dia D, 111 delas foram pré-selecionadas pelas empresas presentes.

29/05/2014