Dois novos reservatórios vão reforçar abastecimento na região

O governador Geraldo Alckmin anunciou em Campinas, em maio de 2014, a construção de dois novos reservatórios que vão reforçar o abastecimento de água na região. Trata-se de um investimento de R$ 14,8 milhões, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Essa verba será utilizada no desenvolvimento de projetos para a construção do Reservatório Pedreira, no Rio Jaguari e do Reservatório Duas Pontes, no Rio Camanducaia. 

A Barragem de Pedreira será construída no rio Jaguari, ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados nos municípios de Pedreira e Campinas, e terá capacidade para acumular um total de 26,3 milhões de metros cúbicos de água e vazão regularizada de 7,3 metros cúbicos por segundo. A segunda barragem, de Duas Pontes, no rio Camanducaia, terá capacidade para 41 milhões de metros cúbicos e ocupará uma área de 7,6 quilômetros quadrados no município de Amparo, com vazão regularizada de 6,5 metros cúbicos por segundo. 

Os novos reservatórios serão construídos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). “As barragens serão construídas abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do PCJ, com uma vazão regularizada de 13,8 mil litros de água por segundo que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira e reduzir a dependência dos municípios da bacia do PCJ, especialmente nas épocas de estiagem”, destacou o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Jr.

Data de realização: 
02/05/2014
Mapa mostra a localização dos dois reservatórios

Outras ações relacionadas