PAI-Serviço chega a 50 vans e dois ônibus

O prefeito Jonas Donizette entregou, em 19 de março de 2014, 15 novos veículos adaptados para o PAI-Serviço. Com isso, chegam a 50 o número de vans do projeto, e ainda se somam dois ônibus, que atendem mais de 2 mil usuários cadastrados.

O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) tem um atendimento especial, chamado de PAI-Serviço, que garante o transporte gratuito porta a porta e porta a ponto de ônibus às pessoas com restrições severas de mobilidade, que fazem uso de andadores ou cadeiras de rodas. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamentos médicos, trabalho, estudo e atividades de lazer.

O transporte é realizado das 6h até as 23h50. O programa também possui um telefone gratuito, que atende das 6h até a 0h, todos os dias da semana, inclusive feriados. O disque PAI-Serviço é acionado pelo número 0800 600 1517. As solicitações devem ser feitas com dois dias de antecedência.

Em 2013, o PAI-Serviço atendeu 31.882 solicitações, sendo 72% destinadas ao tratamento de saúde. Também foram realizadas mais de 60,6 mil viagens. As 15 novas vans do PAI-Serviço possuem layout com a predominância das cores amarelo e branco, além de detalhes em laranja, verde e azul.

Além das vans do PAI-Serviço, o sistema de transporte público coletivo municipal possui 671 ônibus acessíveis, 54% da frota de 1.247 veículos.

19/03/2014
Fernanda Sunega