Gilberto Gil vira professor em Campinas

O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil esteve na Estação Cultura de Campinas, em 9 de abril de 2014, para uma aula-show dedicada a alunos e professores de todo o país, que foram selecionados para o Encontro de Melhores Práticas dos Circuitos de Aprendizagem, do Programa Mais Educação. “É uma honra Campinas ser a sede de um encontro tão grandioso. Mais ainda, poder reconhecer e compartilhar as iniciativas desses alunos”, disse a secretária Municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer.

O evento contou com a participação de 2 mil pessoas e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Mais Educação, do governo federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Circuito de Aprendizagem
Os Circuitos de Aprendizagem são plataformas on-line que contribuirão para troca de experiências e conhecimento sobre as práticas educativas e convívio social. Esta é a primeira rede social brasileira com o objetivo de estimular e facilitar a comunicação entre todos os envolvidos no Programa Mais Educação, tais como: professores, alunos, monitores e coordenadores, além de promover a formação dos participantes em diversos temas disponibilizados no sistema.

Durante duas semanas, os estudantes participantes dos Circuitos; uma média de 28 mil alunos, desenvolveram e implementaram projetos relacionados às cinco redes: Arte e Cultura, Educação Ambiental, Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Direitos Humanos. Em uma segunda fase, eles participarão de gincanas on-line.

Ao todo 19 projetos, de estudantes de todo o país, foram selecionados como sendo as Melhores Práticas. Esses trabalhos estarão expostos durante o encontro, no qual os alunos terão a oportunidade de melhorar os seus projetos com a ajuda de profissionais de diferentes áreas, mas que estejam relacionadas aos projetos.

10/04/2014
Antonio Oliveira
Vídeos:
Estação Cultura virou sala de aula