Verba do Reágua reforça controle e redução de perdas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, assinaram no dia 3 de julho de 2014, com a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, convênio para prestação de serviços de saneamento por meio do programa Reágua (Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas).

O valor total liberado pelo governo do Estado de São Paulo será de R$ 13,8 milhões para projeto de controle e redução de perda de água no município de Campinas. A ação beneficiará uma população de aproximadamente 310 mil habitantes.

Hoje, a cidade já é referência no controle de perdas - enquanto a média nacional é de 40%, a Sanasa mantém índices de 19,2%. Isso porque a empresa possui trabalho de substituição das redes antigas. Ao todo, são 70 km/ano de redes antigas trocadas pela empresa de saneamento. Com esse convênio, ainda em 2014, o trabalho será ampliado para 140 km/ano.

Algumas das redes, de ferro fundido e cimento amianto, têm mais de 100 anos e estão sendo trocadas por material PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Os materiais antigos se rompem com facilidade gerando perdas no sistema de abastecimento. Campinas tem hoje mil quilômetros de redes para substituição.

Data de realização: 
03/07/2014
Ilustração de uma torneira

Outras ações relacionadas