Histórias em quadrinhos são tema de exposição

Para comemorar o Dia Nacional das HQs, a Coordenadoria Setorial de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas organizou, em fevereiro de 2014, uma exposição de tiras publicadas em jornais da cidade e desenhos com releituras que homenageiam personagens famosos.

Participaram desenhistas como Antonio Cedraz (considerado o Maurício de Sousa do Nordeste), Wilson Gandolpho, DJota, Bira Dantas, Fabiano Carriero, Fernando Moretti, Maurício Squarisi e outros que publicaram tiras durante anos nos jornais de Campinas e expõem trabalhos de destaque. Além desses nomes, a mostra contou com cerca de 30 quadros com desenhos que homenagearam personagens como Menino Maluquinho, Rê Bordosa, Turma da Mônica, entre outros. A exposição foi organizada pela bibliotecária Suze Elias e pelo artista plástico e quadrinista Fabiano Carreiro, além da colaboração de outros artistas.

O centro das comemorações foi a Biblioteca Ernesto Manoel Zink, ao lado da Prefeitura de Campinas, mas as bibliotecas do Bonfim, de Sousas e a infantil, no Guanabara, também receberam alguns exemplares de tiras para exposição.

08/02/2014
Luiz Granzotto