Campinas recebe mais 99 cartões para o Programa Recomeço

Campinas recebeu, em janeiro de 2014, mais 99 cartões do Programa Recomeço para tratamento de dependentes químicos que voluntariamente procuram ajuda. Nos primeiros três meses de atividades, 303 pessoas foram atendidas pela Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e 100 dependentes encaminhados para tratamento.

O prefeito Jonas Donizette entende que o Cartão Recomeço é uma grande oportunidade para as pessoas que têm algum grau de dependência de drogas conseguirem tratamento em comunidades terapêuticas. “Os números desses três primeiros meses confirmam isso, pois para algumas famílias o custo do tratamento se torna elevado e, com a adesão ao programa, o usuário pode se tratar e conquistar a oportunidade de recuperação”, enfatizou.

O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Campinas, é uma iniciativa do governo de São Paulo que visa ampliar e facilitar o acesso ao atendimento dos usuários de drogas em entidades especializadas. O Cartão Recomeço custeia as despesas de recuperação dos dependentes químicos que buscarem ajuda voluntariamente repassando diretamente para a entidade credenciada o valor de R$ 1.350,00 mensais por usuário.

O Cartão Recomeço é uma política pública de prevenção e tratamento do álcool e outras drogas que, nos primeiros três meses de ação em Campinas, além das 100 pessoas encaminhadas para comunidade terapêutica, 203 foram referenciadas para a rede de Saúde e Assistência Social para exames e triagem, orientação e aconselhamento ou encaminhamento para grupos de co-dependentes ou grupos de dependentes e outras atividades externas.

16/01/2014
Antonio Oliveira