Início da descontaminação do loteamento Mansões Santo Antônio

O sistema para extração de vapores tóxicos no bairro Mansões Santo Antonio foi acionado no dia 5 de junho de 2014 pelo prefeito Jonas Donizette e pelo secretário do Verde, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação decorre de estudo, apresentado pela gestão municipal em novembro de 2013, sobre as condições ambientais do loteamento Mansões Santo Antônio. O levantamento confirmou alto grau de contaminação do solo e da água. Em função do estudo, a Administração Municipal ampliou a área de restrição em relação ao uso da água subterrânea. O prefeito Jonas Donizette assinou ofício para o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Júnior, para que o órgão não emita outorga para a perfuração de poços artesianos na área ampliada.

Na segunda área está restrita a construção de novas edificações que caracterizem ambientes fechados. É onde estão os lotes 4 e 5 que pertenceram à Proquima Produtos Químicos Ltda, que entre 1973 e 1996, exerceu como atividade principal a recuperação de solventes. A Proquima não possuía sistema de tratamento de efluentes, portanto a maioria dos efluentes/resíduos se infiltraram no solo por meio dos poços absorventes/infiltração.

O estudo técnico foi realizado pela Aecom Consultoria a pedido do atual governo após mais de uma década indefinições. A íntegra da pesquisa pode ser consultada em http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/mansoes_santo_antoni... .

05/06/2014
Prefeito Jonas Donizette se pronuncia a imprensa