Campinas inova e fará relatório de sustentabilidade

Campinas anunciou em 23 de junho de 2014 que será a segunda cidade do país a lançar o Relatório de Sustentabilidade. Para isso, contará com o apoio da Sanasa e usará a metodologia oficial da GRI (Global Reporting Initiative). A GRI é uma ONG com sede em Amsterdã, constituída em 1997 por iniciativa de acadêmicos, políticos e empresários, empenhados em estabelecer um padrão internacional para Relatórios de Sustentabilidade. 

O Relatório de Sustentabilidade é uma ferramenta de gestão, transparência e prestação de contas do desempenho da governança, que dá as bases para a Sustentabilidade em suas três dimensões: financeira, ambiental e social. 
Atualmente, mais de 3.500 organizações em todo mundo publicam Relatório de Sustentabilidade padrão GRI, sendo que no Brasil este número gira em torno de 500 empresas, incluindo algumas públicas, como a Sanasa, a Petrobrás, a Sabesp, a Cemig e a binacional Itaipu, dentre outras. O setor financeiro é um dos mais preocupados com o relato devido à determinação do Banco Central. Atualmente, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Itaú são os destaques nacionais. Recentemente algumas cidades do mundo, como Varsóvia (Polônia), Sidney (Austrália), Londres (Inglaterra) e Amsterdã (Holanda) passaram a fazer o relatório de sustentabilidade para prestarem contas à sociedade de seus pontos fortes e fracos de modo transparente. 

O público-alvo preferencial do relatório são os investidores, pois esses se utilizam das informações do relatório para analisarem o desempenho da organização ou da cidade e tomarem decisões. Portanto, além de uma ferramenta de prestação de contas, o Relatório de Sustentabilidade será também um modo eficiente de atrair mais investimentos para o município de Campinas.

Campinas vai iniciar, a partir do segundo semestre, a confecção do seu primeiro Relatório de Sustentabilidade e contará com o apoio da Sanasa, que já detêm expertise e as melhores práticas nesse assunto. A programação é lançá-lo em maio de 2015.

 

Data de realização: 
23/06/2014 até 29/05/2015
Vídeos: 
Prefeito anuncia elaboração do Relatório de Sustentabilidade em Fórum

Outras ações relacionadas