Projeto incentiva alunos a praticar alimentação saudável

Com a proposta de incentivar a prática de uma alimentação saudável, as equipes pedagógicas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor Jorge Leme e do Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil (Cemei) Brasília Byngton Egídio Martins criaram o "Ateliê do Cultivo". 
 
A ideia é fazer com que, por meio do ambiente escolar, os alunos desenvolvam o gosto de comer frutas, verduras e legumes. Com idade entre zero e 6 anos, as crianças terão benefícios para a saúde e poderão criar hábitos alimentares saudáveis.
 
O Ateliê fica em um local comum entre as duas instituições de ensino, onde foram colocados mesas com banquinhos em madeira, vasos produzidos com garrafas pets que formam uma horta vertical, além de outros suportes para a plantação de árvores frutíferas como romã, pitangueira, acerola e jabuticabeira.
 
As crianças são incentivadas a realizar diversas atividades de conscientização e reeducação alimentar. Frequentando as plantações, aprendem a distinguir o cheiro, o sabor e a aparência dos alimentos.
 
A prática também propicia o resgate e a identificação da cultura regional de cada produto presente no local e o registro do desenvolvimento dos alimentos desde a semeadura até o crescimento, processo que será documentado com fotografias e desenhos. 
 
Além disso, são desenvolvidas outras experiências com as crianças, como a produção de regadores e vasos com materiais recicláveis para colocar em pauta o tema sustentabilidade, assim como estudar o ciclo da água. 

Data de realização: 
02/06/2014
Carlos Bassan

Outras ações relacionadas