O Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CR LGBT) da Prefeitura de Campinas abriu, no dia 30 de junho, inscrições para casamento coletivo. Os casais interessados, tanto homoafetivos como heterossexuais, em oficializar a união devem se inscrever até o dia 12 de setembro. A data prevista para a realização do casamento coletivo é 1º de dezembro.
“Esta ação tem como principal objetivo garantir a igualdade de direitos entre as pessoas sem distinção de sua orientação sexual”, relata a coordenadora do Centro de Referência, Valdirene Santos.
O CR LGBT, criado em 31 de julho de 2003 por meio de uma demanda do Orçamento Participativo (OP), foi primeiro serviço público do País criado para salvaguardar os direitos fundamentais e sociais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, conta atualmente com uma equipe multidisciplinar que oferta assistência social, psicológica e orientação jurídica gratuitas aos usuários e seus familiares.
Nestes 11 anos de implementação, o Centro de Referência atendeu mais de 18 mil pessoas nas diferentes áreas, sendo a assistência social a mais demandada - com quase cinco mil solicitações. Na sequência vem a assistência psicológica e jurídica.
Inscrição
Para se inscrever, o casal interessado deve ter mais de 18 anos e apresentar individualmente os originais da Certidão de Nascimento, Cédula de Identidade (RG) e Comprovante de Endereço. Para os que já foram casados é imprescindível a apresentação da certidão de casamento com a averbação de divórcio.
CR LGBT abre inscrições para casamento coletivo
Data de realização:
05/07/2014 até 01/12/2014