Cooperativas são contratadas para coleta seletiva

A Prefeitura de Campinas oficializou, em janeiro de 2014, a contratação direta da primeira cooperativa de reciclagem para coleta seletiva e triagem de resíduos urbanos recicláveis. O processo teve início em julho de 2013, quando a administração municipal começou a reestruturação do Programa Municipal de Economia Solidária para aumentar a capacidade de reciclagem e melhorar as condições de trabalho dos cooperados.

Como parte de um projeto piloto, os trabalhadores da Cooperativa Antonio da Costa Santos, localizada no bairro Satélite Íris, passaram a receber pela coleta e triagem de material reciclável. O contrato por parte da Secretaria de Serviços Públicos foi firmado pelo prazo de 12 meses no valor de R$ 430.597,37.

O pagamento pela coleta e triagem de recicláveis é uma reivindicação antiga da categoria. Atualmente, apenas a Renova Ambiental, empresa selecionada através de concorrência, recebia pelos serviços de coleta seletiva nas ruas. Até então, as cooperativas de reciclagem sobreviviam apenas da comercialização do material reciclável.

“É a primeira vez que os trabalhadores de uma cooperativa vão receber pela coleta e triagem de material. É uma vitória da categoria, que luta por isso há muito tempo. Graças à sensibilidade do prefeito Jonas Donizette, esses trabalhadores passarão a receber de forma justa pelo trabalho que desenvolvem”, comemorou o secretário de Trabalho e Renda, Jairson Canário, que completou: “Esperamos que esse projeto piloto se estenda para as demais e que sirva de exemplo para as cidades da Região Metropolitana de Campinas”.

A Cooperativa Antonio da Costa Santos é uma das 15 vinculadas ao Programa Municipal de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Com 21 cooperados em seu quadro, ela tem uma capacidade de reciclagem de 51 toneladas de material por mês.

20/01/2014