Início das obras do Instituto Federal de Educação

A pedra fundamental para a construção do campus do Instituto Federal São Paulo (IFSP) em Campinas foi lançada no dia 6 de junho de 2014, no bairro Satélite Íris, na região do Campo Grande. O prefeito Jonas Donizette, o reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, e o presidente do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Victor Mammana, descerraram a placa.

A nova unidade educacional federal será construída na Avenida Heitor Lacerda Guedes, 1.000, no Jardim Satélite Íris. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que já tem 105 anos de existência, é reconhecido por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Sua atuação é voltada prioritariamente para a educação tecnológica, assim como no desenvolvimento de pesquisas e programas de extensão.

Há cerca de um ano, o Instituto atua em Campinas, trabalhando em conjunto com o CTI na região dos Amarais, onde oferece o curso de “Análise e desenvolvimento de sistema”. Já no seu segundo semestre, chegou a ter procura de 90 candidatos por uma vaga. A unidade está sob a direção do professor Daniel Spozito, que abriu a cerimônia agradecendo a participação de todos os órgãos públicos que possibilitaram o lançamento da obra.

O prefeito Jonas relembrou os passos da Administração para a viabilização da obra, falando da participação dos moradores da região e de vereadores . “Buscamos uma solução para a questão da isenção de taxas para o Instituto Federal. Acabamos por criar uma lei, aprovada pela Câmara Municipal, que não se restringe ao IFSP. A partir dela, todas as obras públicas voltadas para a educação e para a saúde, sejam federais ou estaduais, estão dispensadas de qualquer tipo de taxa de edificação na Prefeitura. Ter um campus do IFSP em Campinas é um horizonte de oportunidades na área educacional”, comemorou Jonas. Para ele, o instituto traz algo de muito significativo para a região do Campo Grande, “que era uma área muito esquecida”.

06/06/2014
Logo Instituto Federal de Educação