Campinas supera em 34% metas no atendimento ao trabalhador

Campinas superou todas as metas de atendimento ao trabalhador. Dados que confirmam esta informação foram apresentados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda no dia 3 de julho, em reunião da Comissão Municipal de Emprego.

O número de trabalhadores cadastrados, de vagas de emprego captadas, encaminhamentos de trabalhadores a vagas de emprego, habilitação de seguro-desemprego e colocações de trabalhadores no mercado de trabalho totalizaram 133.706 atendimentos em um período de 17 meses - de dezembro de 2012 a maio de 2014. A meta programada pelo Ministério do Trabalho para o município era de 99.646 atendimentos para o período, ou seja, o resultado foi 34% superior ao fixado pelo governo federal.

Mesmo diante de uma série de dificuldades com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que é usado para operacionalizar o atendimento ao trabalhador e tem apresentado falhas constantes, entre quedas e instabilidade, a Prefeitura de Campinas conseguiu superar em 34,18% as metas.

As ações complementares realizadas nos postos de atendimento ao trabalhador, como por exemplo, pré-inscrições para cursos de qualificação profissional, emissão de carteira de trabalho, atendimento para consulta de vagas de emprego e orientação para o trabalho, somaram ainda 114.313 atendimentos no mesmo período.

Considerando os números de atendimentos e as ações complementares, 248.019 pessoas foram atendidas em 17 meses, o que corresponde a uma média de mais de 14.500 atendimentos mensais.

“Isso nos mostra que, mesmo com as dificuldades, estamos conseguindo atingir nosso objetivo, que é o de atender o trabalhador de Campinas da melhor forma possível. Estamos estudando uma maneira de solucionar esses problemas cotidianos e a expectativa é que o atendimento a população seja cada vez melhor”, registrou o secretário da pasta, Jairson Canário, que completou: “Quero agradecer também toda a equipe da Secretaria de Trabalho e Renda e os funcionários da IMA pelo empenho, mas especialmente ao prefeito Jonas Donizette pelo suporte e pela confiança que tem depositado em nosso trabalho”.

O atendimento ao Trabalhador por parte da Prefeitura é realizado nas Unidades do CPAT - Centro Público de Apoio ao Trabalhador. São três unidades, localizadas no Centro, na região Ouro Verde e no Campo Grande. O endereço e o horário de funcionamento estão no site www.cpat.campinas.sp.gov.br.

03/07/2014
Arquivo PMC