Passe Lazer passa a ser duas vezes por mês

O Passe Lazer incentiva os usuários do transporte público municipal a usar o sistema para passear na cidade, assim como visitar amigos e familiares a um baixo custo. Para isso, houve uma redução de aproximadamente 50% no valor da tarifa. O benefício passou a valer em 28 de abril de 2013. O primeiro dia de vigência marcou o início da Semana do Trabalhador, conjunto de eventos que celebrou o 1º de maio. Do valor, na época de R$ 3,30, o usuário do transporte, com o Bilhete Único Comum, pagou R$ 1,65.

Em fevereiro de 2014, o Passe Lazer foi ampliado para duas edições mensais. Cerca de 240 mil pessoas utilizam o transporte público coletivo municipal. O volume representa 620 mil passagens pela catraca. Exclusivamente aos domingos, são 75 mil usuários e 186 mil passagens.

Já quem tem o cartão de Bilhete Único Idoso ou Gratuito não paga a tarifa de ônibus.

Bilhete Único Comum
Para aproveitar todas as vantagens do Passe Lazer, é importante ter o Bilhete Único Comum. O Bilhete Único é um cartão individual, intransferível e inteligente, que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens de ônibus. Com o cartão, o usuário pode fazer integrações, ou seja, utilizar os veículos do sistema de transporte público coletivo municipal, pagando somente uma tarifa, no período de 2h, todos os dias da semana.

O conceito adotado pelo Bilhete Único é o da integração temporal, sem restrição de uso no sistema, proporcionando economia. Além disso, o uso do cartão evita o pagamento da tarifa com dinheiro, aumentando a segurança dos usuários e operadores; e proporcionando maior agilidade operacional.

Para fazer o Bilhete Único Comum, a pessoa, munida de um documento com foto, pode ir aos postos administrados pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). A sede da empresa fica na Rua Onze de Agosto, 757, no Centro. Também há postos no Poupatempo Centro e nos terminais urbanos de Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde. O cartão fica pronto na hora, sem nenhum custo.

Mais informações
Para obter mais informações sobre o Bilhete Único, o usuário pode acessar o site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br e entrar na seção “Transporte”, “Bilhete Único”. Ou ligar no telefone (19) 3772-1517.

Na Transurc, o atendimento é realizado das 8h às 18h. A sede da empresa fica na Rua Onze de Agosto, 757, no Centro. O site da Transurc é o www.transurc.com.br e o telefone 0800 014 0204.

Dados do transporte
Campinas possui 208 linhas de ônibus municipais. Em 2013, o sistema registrou uma média de 630 mil passagens na catraca por dia útil. São 15,6 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 240 mil usuários.

São 810 mil cartões de bilhete único cadastrados. O sistema de transporte público municipal tem 1.248 ônibus em operação, sendo 1.000 do sistema convencional e 248 do sistema alternativo. Deste total, 631 são acessíveis, ou seja, 50,56%. A idade média dos veículos é de cinco anos.

11/02/2014
Redução de 50% no valor da tarifa de ônibus no último domingo do mês.