Lei amplia áreas de construção para imóveis populares

O prefeito Jonas Donizette assinou, no dia 15 de maio de 2014, lei municipal que permite a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) em todo o município. Antigamente, os empreendimentos ficavam restritos às macrozonas 5 (regiões do Ouro Verde e Campo Grande), 9 (região dos Amarais e Nova Aparecida) e em alguns setores da macrozona 4 (centro expandido do município e rodovia D. Pedro I).

O objetivo é atender famílias que deverão ser removidas de áreas impróprias ou inadequadas para habitação, reduzir o déficit habitacional da população de baixa renda e fomentar a participação da iniciativa privada na execução de políticas habitacionais, inclusive para famílias com renda mensal até seis salários mínimos. De acordo com o prefeito, isso vai distribuir novos empreendimentos habitacionais de forma mais homogênea e, assim, minimizar os impactos decorrentes, por exemplo, da mobilidade urbana.

“Hoje é uma data histórica, pois estamos redirecionando as questões habitacionais no município e contamos com o apoio de toda a sociedade. Esta mudança é um divisor de águas na habitação e vai contemplar locais com equipamentos sociais já existentes como creches, escolas e postos de saúde. Também vai evitar grandes deslocamentos das pessoas porque os empreendimentos serão concebidos no próprio local onde essas famílias já vivem. Já temos dois empreendimentos com 1,2 mil unidades que serão construídos no Jardim Campos Elíseos e no Jardim São Fernando”, completou o prefeito.

Para a secretária de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Ana Amoroso, a lei vai mudar os paradigmas da habitação no município.

“Antigamente havia um tipo de segregação de tal forma que os empreendimentos populares somente poderiam ser construídos depois da Rodovia Anhanguera. Hoje iniciamos um novo ciclo na produção habitacional de nossa cidade e esperamos que as construtoras nos procurem, para juntos, mudarmos os rumos dessa cidade no setor habitacional ,” afirmou.

15/05/2014
Ilustração de casas