Cidade modelo da ONU na prevenção e enfrentamento de desastres de grandes proporções

A Organização das Nações Unidas (ONU) considerou, em março de 2014, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, um dos campeões mundiais em resiliência pelo seu papel de disseminar os conhecimentos consolidados pela instituição na prevenção de desastres. Em 30 de junho de 2014, o município recebeu outro prêmio por sua excelência em Defesa Civil: o prêmio Mário Covas, concedido pelo governo do Estado de São Paulo.

A conquista representou mais um passo do governo municipal no sentido de dotar Campinas e região de um sistema seguro de Defesa Civil e prevenção de acidentes. Antes do reconhecimento, a entidade já havia, em abril de 2013, tornado Campinas o primeiro município brasileiro certificado como cidade modelo pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres das Nações Unidas (UNISDR). Pouco depois, em junho de 2013, a cidade foi considerada modelo pela instituição por seu bom trabalho de prevenção de desastres (clique e confira).

Em maio de 2014, o prefeito Jonas Donizette foi a Guayaquil, no Equador, para apresentar as boas práticas de Campinas para especialistas de todo o continente americano, de modo a disseminar os conhecimentos adquiridos (clique para ver a apresentação). "Assumi um compromisso junto à minha equipe de trabalho a desenvolver ações de redução de riscos e desastres em nossa cidade, estabelecido pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres das Nações Unidas", afirmou o prefeito.

Data de realização: 
30/06/2014
Carlos Bassan
Divulgação
Vídeos: 
Campinas conquista prêmio Mário Covas pela excelência do trabalho em Defesa Civil

Outras ações relacionadas