Árvores em espaços públicos passam a ter QR Code

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início, em fevereiro de 2014, à identificação das espécies arbóreas plantadas em espaços públicos e privados, estratégicos para atividades de educação ambiental e para a fiscalização do Banco de Áreas Verdes do cumprimento da compensação ambiental. O sistema digital de identificação consiste na utilização de um aplicativo gratuito de internet, o QR Code, por meio do qual as pessoas podem baixar, no celular ou tablet, informações sobre cada uma das árvores.

Para baixar o aplicativo, basta entrar na loja App Store ou Google Play, digitar em busca de QR Code e instalar o aplicativo gratuitamente. Para obter as informações, é necessário posicionar o equipamento eletrônico em frente ao cartão de identificação digital, localizado ao pé de cada árvore, que dados como nome da planta, espécie, data de plantio, época em que floresce, quando foi adubada, se a fruta é comestível, entre outras informações úteis e curiosas, são fornecidas pelo sistema.

A medida atende à lei municipal nº 11.571/2003, que prevê a identificação de todas as árvores plantadas na cidade. De acordo com o diretor do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Marcos Boni, todo empreendimento implantado em Campinas que tenha movimentação de terra de mais de 500 metros cúbicos; construção acima de 2,5 mil metros quadrados; e cortes de árvores deverá fazer compensação ambiental. As compensações podem ser resultado tanto de Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) quanto de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados por particulares com a municipalidade.

21/02/2014
Carlos Bassan