Prefeitura garante mais de R$ 5 milhões em recursos para segurança

Mais de R$ 5 milhões foram adicionados ao orçamento da Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas. O anúncio foi feito em janeiro de 2014. A verba permitiu a aquisição de 21 novas viaturas (entre carros, motos e vans), três micro-ônibus, 60 novas câmeras de monitoramento, 97 tablets, 53 computadores, novos uniformes para a Guarda Municipal, entre outros itens.

O valor extra foi obtido por meio de convênios firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, em 2013, e será aplicado em diversas áreas da pasta. Para o prefeito Jonas Donizette, ainda que a segurança pública seja de responsabilidade estadual, o município tem obrigação de contribuir. "Esses convênios, que temos negociado desde o ano passado, mostram nossa preocupação em melhorar a vida dos cidadãos campineiros em todas as áreas", explicou.

Somente por meio do “Programa Crack - é possível vencer”, serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões para a aquisição de 12 novas viaturas, três micro-ônibus e centenas de equipamentos de segurança que serão comprados pelo Ministério e entregues em um prazo de até 150 dias.

Além disso, com a compra de 60 novas câmeras de monitoramento, também com recursos do programa, a verba deste convênio poderá ultrapassar R$ 3,5 milhões. Nesse caso, os equipamentos serão adquiridos por meio de um processo licitatório, que está sendo realizado pelo governo federal.

Em contrapartida, 120 agentes da Guarda Municipal atuarão no projeto, por meio das ações de patrulhamento na cidade, uma atividade que já vem sendo desenvolvida para o combate ao uso e tráfico de entorpecentes em áreas consideradas mais vulneráveis, como o Centro.

Outros dois convênios firmados com o governo federal, graças à negociação da secretaria, somam mais R$ 2 milhões que serão utilizados para a reestruturação e modernização das bases da GM e a implementação de ações para a promoção da saúde e bem-estar dos guardas.

Foram adquiridos 53 novos computadores, 97 tablets, outros nove veículos etc. Parte da verba – cerca de R$650 mil – também será destinada para a compra de novos uniformes para a corporação, resultando em uma grande economia de recursos para a Prefeitura.

“Desde 2008 não firmávamos convênios o Ministério da Justiça. Em apenas um ano, conseguimos apresentar e obter a aprovação de três propostas ao governo federal”, explica o secretário de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio. “Temos nos esforçado para buscar e ampliar os recursos para a segurança pública do município, uma das demandas mais importantes para a população”, conclui.

Capacitação e qualidade de vida
 Além da compra dos materiais, os GMs serão submetidos a diversos cursos de capacitação e qualidade de vida. Entre eles estão “Técnicas de Policiamento Comunitário” e “Prevenção ao Estresse”. Trinta e quatro equipamentos de ginástica também serão adquiridos para serem utilizados pelos GMs.

Com a destinação de parte da verba de um dos convênios firmados com a Senasp, os GMs passaram a utilizar tablets durante os trabalhos de patrulhamento nas ruas e espaços públicos do município. Com os equipamentos, os guardas poderão consultar fichas criminais de suspeitos, mapeamento de ocorrências, entre outros dados. Os equipamentos devem trazer mais agilidade para o trabalho, já que as informações poderão ser consultadas em tempo real.

20/01/2014
Fernanda Sunega