Coleta mecanizada do lixo começa em Barão Geraldo

Campinas adotou, em maio de 2014, o sistema de coleta mecanizada do lixo. A primeira região contemplada foi o distrito de Barão Geraldo. A ação teve início com a entrega de seis novos caminhões para a coleta de lixo domiciliar.

Os veículos são adaptados. O sistema mecanizado de coleta está sendo implantado em etapas. O prefeito destacou as vantagens sanitárias, ambientais e sociais do novo sistema mecanizado de coleta domiciliar de lixo orgânico, que substitui o sistema feito de porta em porta. Em Barão Geraldo, foram colocados 340 contêineres com capacidade de um mil litros cada, quantidade para atender inicialmente a região de Barão Geraldo, onde estão seis mil domicílios.

Higienização
A conteinerização tem o objetivo de fazer com que o lixo orgânico não fique mais colocado na calçada, em sacos plásticos, exposto à chuva e aos animais, e que pode se espalhar e sujar as ruas, causando entupimento de bueiros, além de minimizar o mau cheiro e a proliferação de insetos. A questão sanitária é o primeiro objetivo do novo modelo.

Outro ponto importante é a coleta mais humanizada no modelo mecanizado, adotado em várias partes do mundo e em outras cidades da região. Com este novo modelo, os funcionários não têm mais contato com o lixo e nem precisam correr atrás do caminhão.

No novo modelo, o cidadão pode depositar o lixo orgânico no contêiner que estiver mais próximo à sua casa. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, cada quadra, no mínimo, terá dois contêineres podendo ter quatro, dependendo da situação.

No contêiner, o lixo é recolhido de forma higiênica e a higienização é feita em outro caminhão próprio para a limpeza do coletor. A frequência de higienização dos contêineres será regular.

A intenção da Prefeitura é implantar futuramente o modelo de coleta também no Cambuí e nos distritos de Joaquim Egídio e de Sousas. Entre outras cidades que adotaram com sucesso o sistema de coleta mecanizada estão Santos, Paulínia, Jaguariúna, Itu e Salto.

Diálogo com a comunidade
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Subprefeitura de Barão Geraldo, promoveu trabalho de informação da população sobre a Coleta Mecanizada. Além disso, duas audiências públicas foram realizadas, em 30/7/2013 e em 12/11/2013, com ampla participação da comunidade, de seus representantes e de gestores públicos – foram 95 pessoas na primeira e 112 na segunda. A coleta mecanizada foi prevista no Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos, que integra o Plano Municipal de Saneamento Básico.

09/05/2014
Zeca Filho
Vídeos:
Entrega de novos caminhões para a coleta mecanizada